Pergunta 03 - Reeducação alimentar no final de semana?

Oii Meninas, uma ótima semana a todas!

Aqui as coisas ainda estão agitadas.. Aos poucos vou visitando e respondendo vocês.
A pergunta de hoje foi feita pela Dea Feitosa lá no blog da Vivi. Vamos Ver?


Pergunta 03 - por Dea Feitosa - 
Qual sua dica pra seguir firme na RA nos fins de semana?
 
Va: Não podemos pensar no final de semana como dias em que as quantidades são liberadas. Nosso corpo não gasta mais calorias por ser final de semana, aliás nosso corpo nem sabe o que é e quando é final de semana. Então por que temos a impressão que no final de semana as quantidades são liberadas? 
 
Minhas dicas para ficar bem no final de semana, aproveitando os familiares e amigos sem exagerar em "alimentos pesados"(de muitas calorias e pouca satisfação) são as seguintes: 
  1. Ter em casa coisas saudáveis e fáceis de preparar como: frutas, legumes, cereais, saladas, bifes, gelatinas, geladinhos, etc..
  2. Quando o final de semana é na casa dos outros: prepare uma salada que todos possam comer (quantidade e qualidade) e/ou uma sobremesa leve tipo gelatina, pudim light, um bolo light, etc... Normalmente as pessoas aceitam bem que se leve uma salada ou sobremesa quando vamos nas suas casas.
Aí o jeito é comer pouco das outras coisas (das que são uma bomba calórica e apresentam pouca satisfação) e abusar da salada (sem óleo ou pelo menos com pouco).
Nas sobremesas é sempre bom manter o controle, porque mesmo lights elas tem uma caloria considerável, só a gelatina, das que eu conheço, que não é tão calórica assim.

Ao mesmo tempo que não devemos nos esbaldar no final de semana, acredito que também não devemos ser "os chatos" que levam a própria porção de comida quando vamos à casa dos outros.. Se levamos nossa comida tipo uma marmita a pessoa que nos convidou pode ficar chateada a achar que desprezamos a comida dela e assim passamos por mal educados.. Vamos dar bons exemplos!  levêmos umas saladinhas supimpas para todos provarem e não passêmos por mal educados..

Portanto, atenção: não se esbaldar, mas também não rejeitar o que nos oferecem. Podemos comer o que quisermos, só devemos estar atentos para a quantidade nada de voltar pra casa com a "barriga cheia" ou estufada de tanto comer.
Emagrecer não é sofrer e muito menos fazer os outros sofrerem por nossas atitudes!

Ótima semana.
Bjoss Va.

10 comentários:

  1. Oi Va!
    Ótimas dicas... Tem toda razão.
    Linda semana, beijos.

    ResponderExcluir
  2. é verdade tb concordo comer o que nos oferecem mas em quantidade menor, levar saladas ou sobremesas light é uma ótima sugestão abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explanação, eu tenho muitas dificuldades nos finais de semana...sempre exagero e coloco toda a semana a perder,mas estou me conscientizando que não posso fazer isso e vou mudar para melhorar minha RA. bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!
    Ótimas dicas, vou passar levar sobremesas e saladinhas nas reuniões de amigos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Va,
    Boas dicas, é super verdade o que você disse, quem está emagrecendo não pode abusar no final de semana, se não acaba anulando a dieta que seguiu durante a semana, o negócio é ter sempre em mente a sua meta quando você pensar em abusar, eu tento fazer isso porám nem sempre consigo, mas é assim mesmo, o negócio é não desistir!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, Va!
    Me deu até uma idéia de post para explicar como levo minha comida na casa dos outros sem ser mal educada :-)
    Eu gosto de ter comidas congeladas e coisas pouco calóricas na geladeira para quando não estou a fim de cozinhar nos fins de semana ou quando saímos e chegamos em casa morrendo de fome. Ajuda muuuito!
    Beijocas e obrigado pelo carinho no meu bloguito!
    Ótima tarde :-)
    Carla pancha

    ResponderExcluir
  7. preciosas dicas era o que eu precisava,tenho vários problemas com o finde.... obrigada
    beijos e lindo dia va!!!!

    ResponderExcluir
  8. ótima dica amiga...mas é bem difícil resistir né!? aff..

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosas essas dicas Va!!
    Preciso aprender a me comportar bem nos FDS's...
    Os meus ultimamente não tem sido muito produtivos pra minha RA...
    Vou seguir essas dicas e caprichar daqui em diante!!
    Tenha uma linda semana! Bjos Gih♥

    ResponderExcluir
  10. Final de semana é complicado né.. tento pensar no final de semana como um dia qquer de rotina comum.. mas kd ke consigo??? rs... bjokas lindeza e uma ótima quarta

    ResponderExcluir