Pergunta 06 -Vetar alimentos funciona?

Oii Meninas. iiii já é quinta!!

Continuando com as perguntas... Hoje as perguntas são da Syntia e da Fabi Lange Brandes, como a perguntas delas envolvem a mesma questão eu coloquei neste mesmo post.


Pergunta 06 - por Syntia e Fabi Lange Brandes -
Quais alimentos que você 'vetou' de vez da sua alimentação?
Va: Meninas, não vetei nenhum alimento, tenho apenas restrições no quesito quantidades.

Vetar alimentos funciona? ou comer tudo em equilibrio?
Vetar alimentos na minha opinião só causa problema, pois quando proibimos algo ficamos "doidos" para comer aquilo e quando vemos e temos a possibilidade de comer daquele alimento vetado, nós nos  esbaldamos de comer. E de nada adianta proibir e depois comer mais do que comeria se o alimento não estivesse vetado.
Pra mim, não funciona o veto aos alimentos. Acredito que o equilibrio é a melhor forma de se manter tranquila durante o processo de emagrecimento. Outro benefício é que: aprendendo a ter equilibrio naquilo que como, quando chegar ao peso ideal não terei problemas para manter.

E vocês meninas, vetaram algum alimento? como se sentem a respeito do veto?

Ótima quinta!!
Bjoos Va

Perguntas 04 e 05 - O que te motiva a continuar?

Oii Meninas. Linda quarta-feira à todas!!

Hoje estou animada rssr...

Para hoje preparei 2 perguntas a da Rosana e também a da Gessica Barradas, decidi colocar 2 perguntas hoje porque elas são bem parecidas. Vamos lá.

Pergunta 04 - por Rosana - 
Qual o seu maior incentivo para a continuidade da dieta mesmo depois de dar uma escorregada?

Va: Meu maior motivador é a saúde pois tive um problema que para os médicos a cirurgia seria a solução. Para mim a solução foi o meu Deus pois foi Ele quem me mostrou que emagrecer era necessário e me curou. Para esclarecer: Não fiz o tratamento nem a cirurgia sugerida pela médica, fiz o que entendi ser a minha parte no esforço de cura: O emagrecimento e uma vida mais saudável. Assim fiz minha parte e Deus fez a parte dele e me curou!! Glória a Deus!
No meu caso em particular, segundo a médica que consultei, o emagrecimento e exercícios sozinhos não trariam a cura, por isso posso afirmar que Deus me curou. Normalmente é assim que funciona na nossa luta pela fé. Fazemos nosso máximo e Deus completa aquilo que está além de nosso alcance.
Portanto, para mim a questão da saúde é a principal para continuar com o emagrecimento, ou pelo menos com a manutenção do peso.

Pergunta 05 - por Gessica Barradas - 
O que motiva o seu emagrecimento?
Va: A saúde é o principal motivador. Os outros motivos são: mobilidade, ânimo, roupas não apertarem, poder ir à uma loja e experimentar as roupas sem embaraços entre outros ...

Abaixo as fotos: do início de emagrecimento em 2011 e a  foto atual (de hoje) setembro 2012.
Eu com 95kg em janeiro de 2011


Eu com 70kg em setembro de 2012

Ai ai só de olhar a foto com 95kg a sensação é de que faltava ar e minha pele estava tão esticada.. Estranho eu não ter percebido antes.   E aí meninas se animaram à emagrecer?

Uma ótima quarta!!
Bjos Va.


Pergunta 03 - Reeducação alimentar no final de semana?

Oii Meninas, uma ótima semana a todas!

Aqui as coisas ainda estão agitadas.. Aos poucos vou visitando e respondendo vocês.
A pergunta de hoje foi feita pela Dea Feitosa lá no blog da Vivi. Vamos Ver?


Pergunta 03 - por Dea Feitosa - 
Qual sua dica pra seguir firme na RA nos fins de semana?
 
Va: Não podemos pensar no final de semana como dias em que as quantidades são liberadas. Nosso corpo não gasta mais calorias por ser final de semana, aliás nosso corpo nem sabe o que é e quando é final de semana. Então por que temos a impressão que no final de semana as quantidades são liberadas? 
 
Minhas dicas para ficar bem no final de semana, aproveitando os familiares e amigos sem exagerar em "alimentos pesados"(de muitas calorias e pouca satisfação) são as seguintes: 
  1. Ter em casa coisas saudáveis e fáceis de preparar como: frutas, legumes, cereais, saladas, bifes, gelatinas, geladinhos, etc..
  2. Quando o final de semana é na casa dos outros: prepare uma salada que todos possam comer (quantidade e qualidade) e/ou uma sobremesa leve tipo gelatina, pudim light, um bolo light, etc... Normalmente as pessoas aceitam bem que se leve uma salada ou sobremesa quando vamos nas suas casas.
Aí o jeito é comer pouco das outras coisas (das que são uma bomba calórica e apresentam pouca satisfação) e abusar da salada (sem óleo ou pelo menos com pouco).
Nas sobremesas é sempre bom manter o controle, porque mesmo lights elas tem uma caloria considerável, só a gelatina, das que eu conheço, que não é tão calórica assim.

Ao mesmo tempo que não devemos nos esbaldar no final de semana, acredito que também não devemos ser "os chatos" que levam a própria porção de comida quando vamos à casa dos outros.. Se levamos nossa comida tipo uma marmita a pessoa que nos convidou pode ficar chateada a achar que desprezamos a comida dela e assim passamos por mal educados.. Vamos dar bons exemplos!  levêmos umas saladinhas supimpas para todos provarem e não passêmos por mal educados..

Portanto, atenção: não se esbaldar, mas também não rejeitar o que nos oferecem. Podemos comer o que quisermos, só devemos estar atentos para a quantidade nada de voltar pra casa com a "barriga cheia" ou estufada de tanto comer.
Emagrecer não é sofrer e muito menos fazer os outros sofrerem por nossas atitudes!

Ótima semana.
Bjoss Va.

Perguntas 02 - Motivação

Oii Meninas, o dia está corridoooo ...

Voltando às perguntas sobre emagrecimento


Pergunta 02 - por Patty - 
Como vocês conseguem? 
Acredito que a Patty quis dizer com relação a se manter motivada para o emagrecimento. 

Va: Descobri porque eu queria emagrecer e isso já me bastou como motivo para continuar o  emagrecimento.

A resposta de hoje é assim simples mesmo.. Não tem uma regra mágica para motivar todas nós, cada uma tem que buscar o por quê quer emagrecer e manter esse porque em mente. Claro que durante o processo de emagrecimento nós vamos aprendendo coisas que nos motivam mais e coisas que nos motivam menos. Manter as coisas que nos motivam mais obviamente nos ajudará no emagrecimento, enquanto as que nos motivam menos essas penso que devem ser deixadas um pouco de lado.

Exemplo (de coisas que me motivam ou não) nos exercícios:
Eu não sinto motivação de ir à academia e malhar como a maioria das pessoas fazem. Academia (tradicional) pra mim é algo meio indigesto. Se for academia de natação eu até gosto, mas é cara e não tá rolando rsrsrs.
Então, como a natação não está dando, me motivo a fazer os exercícios tradicionais assistindo Biggest loser, conversando com vocês, me motivo também com o dia lindo e aí aproveito para me exercitar ao ar livre..

Exemplo (de coisas que me motivam ou não) na alimentação:
Sinto vontade de comer aquelas comidas gostosas, mas sempre que como dessas comidas sem adaptação fico desmotivada, normalmente porque passo um pouco da quantidade e por essas comidas serem beeeem calóricas.
Como me motivo sem excluir do cardápio aquelas comidas gostosas? Simples, faço adaptações nas receitas e isso me motiva. Hoje temos uma grande quantidade de produtos que nos ajudam a diminuir as calorias dos pratos sem perder sabor. Exemplos - Em pratos doces utilizo na maior parte da receita o adoçante e pouco de açúcar, num molho branco salgado troco parte da maizena pela goma xantana, em alguns pratos não é necessário adicionar óleo.... enfim, adaptar receitas e ainda assim comer coisas gostosas é possível!

Portanto, minhas dicas para se manter motivada é:
- Descubra o por quê que quer emagrecer;
- Mantenha esse porquê sempre em mente;
- Aproveite as coisas que te motivam;
- Deixe um pouco de lado as coisas que não te motivam tanto;
- E não "cultive" coisas que te deixam pra baixo.

E vocês Meninas? Me contem como vocês se mantêm motivadas.  Deixem suas dicas!!

Bjoss Va.

Devemos temer à Deus?

Oii Meninas e meninos,

Ontem comecei a publicar respostas para algumas perguntas,  que me fizeram lá no blog da Vivi, mas hoje não vou responder a respeito de emagrecimento. Explico:

Na semana passada publiquei uma passagem bíblica aqui no blog. Esta passagem está no post "Dias de luta!" e neste post a Cíntia Milanese fez uma pergunta bem interessante. E é essa pergunta que vou responder hoje.

A Cíntia Milanese perguntou o seguinte: "... A única coisa da qual não compreendo é: porque deveria temer à Deus? Um pai bondoso e misericordioso exigiria isso de seus filhos?..."

Minha resposta: 
Oii Cíntia e demais amigos,
Sim Deus é bom e misericordioso conosco. Estamos no tempo da graça, ou seja, da bondade e misericórdia. Este tempo da graça foi nos dado por Deus por meio de Jesus Cristo.
Mas a bondade e a misericórdia de Deus são para nos levar ao arrependimento como diz em Romanos 2:4 "...ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento"

Esta bondade de Deus nos convida a uma vida de fé e justiça como está escrito:
"Mas o justo viverá por fé" Romanos 1:17

Ao mesmo tempo que Deus é bondoso Ele é justo e no dia do juízo o Senhor Deus agirá com justiça  cobrando de cada um conforme suas ações como esta escrito:

"O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; ... Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; ..." Romanos 2:6-10

"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo..." Romanos 2:16

Então, Deus julgará a todos segundo as obras de cada um e como todos pecamos seriamos todos condenados se não tivéssemos a salvação por meio de Jesus Cristo.
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3:23

A verdadeira bondade de Deus foi ter nos amado de tal maneira que nos enviou seu filho para nos resgatar do pecado e da morte e nos dar a vida eterna.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. " 1 João 1:8-9

O período da graça sob a qual estamos hoje, que serve para nos levar ao arrependimento e o perdão cessará no dia do juízo final. E quem chegar no dia do juízo sem ter se arrependido e sem ter aproveitado da bondade e misericórdia do Senhor será julgado e condenado à 2° morte.

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros,  e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:8

Portanto, devemos temer a Deus porque ele é justo juiz e prometeu dar a paga conforme as ações de cada um. Além disso o temor a Deus é o princípio da sabedoria conforme Pv 9:10 "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria..."

Então amigos, vamos aproveitar o período da graça e bondade de Deus para alcançar o arrependimento e o perdão de nossos pecados através da fé em Cristo Jesus para que, quando chegar o tempo do juizo, sejamos poupados e possamos estar juntos com Deus na vida eterna.

Cíntia, obrigada pela pergunta!

Um ótimo dia a todos.
Bjos Va. 

Perguntas - 01 - Stress x Chocolate

Oii Meninas,

Há uns dias atrás a Vivi sugeriu que eu respondesse algumas perguntas feitas, no blog dela, a respeito de emagrecimento. Eu respondi várias e ela já tem publicado algumas das respostas.

Pensei em publicar as perguntas e respostas aqui também, para compartilhar com vocês.
E pra ficar mais interativo gostaria de saber a opinião de vocês sobre as perguntas, o que tem funcionado para vocês e dicas que vocês tenham.

Vou publicar 1 pergunta e resposta por dia, assim poderemos discutir bem cada pergunta.

 
Pergunta 01 -  por Luciana - 
Como lidam com o stress sem se matar de comer chocolate?

Va: Me limito ao máximo de 2 quadradinhos de chocolate por dia nos dias mais stressantes.

Agora explicando como isso foi possível para mim:
Sempre compro aquelas barras de chocolate com 180g por questão de custo x benefício. Deixo a barra guardada numa gaveta da cozinha e não ao lado de onde trabalho, isso diminui a chance de eu sair pegando chocolate a toda hora.

No início do processo de emagrecimento eu chegava a comer 1 barra (24 quadradinhos) de chocolate por dia. Meu primeiro desafio com o chocolate foi comer no máximo meia barra (12 quadradinhos) de chocolate, foi difícil. Aos poucos percebi que não comia mais todos os dias, tinha dias que esquecia e não comia. Então, vi que poderia diminuir novamente e passei o limite para 6 quadradinhos de chocolate, foi um pouco menos penoso. Fui acostumando com o novo limite e o espaçamento de dias sem chocolate voltou a acontecer. Neste processo fui diminuindo o chocolate progressivamente e não permitia  ultrapassar o limite imposto.

Agora muitas vezes esqueço o chocolate lá na gaveta e muitas vezes esqueço por semanas, principalmente se estiver ainda fechada ou acabando. Não sei porque isso acontece.

Verdade é que hoje depois de muito tempo que levei para diminuir drásticamente o consumo de chocolate eu às vezes (muito raro) me permito comer uns 4 ou 6 quadrados de chocolate, mas nos dias de stress e tpm procuro limitar a apenas 2 quadradinhos e não passar dos 4. Até porque cada quadradinho tem cerca de 50kcal e se eu comer 4 quadradinhos serão 200kcal que estarei ingerindo sem muito proveito. É sem muito proveito mesmo, porque percebi que apartir do 2° quadrado de chocolate eu já não sinto mais o sabor nem a satisfação como no 1°.

E vocês meninas? como lidam com o chocolate nos dias de stress? 

Uma ótima semana à todas!!
bjos Va.

Dias de luta!

Oii Meninas e meninos,

Os dias estão sendo de luta e por isso hoje vou deixar uma passagem bíblica para vocês. Vamos refletir!

"... Então me disse: "Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo.
Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se".
"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
"Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.
Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã".
O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida..." Apocalipse 22:10-17

Meninas (e meninos), sejamos em tudo integros e tementes à Deus para que quando chegue o dia da volta do Senhor estejamos aptos a entrar no reino de Deus e de modo algum fiquemos de fora.

Pois a promessa para os que ficarão de fora do reino de Deus é a seguinte:
"Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". Apocalipse 21:8

E eu digo Vem! Senhor Jesus!

Um ótimo dia a todos.

Novo corte de cabelo

Oii Meninas.. Boa Semana!!

Hoje um assunto simples: Cabelos...

Há uns dias cortei o cabelo e hoje vou mostrar como fiquei com o novo corte. Cortei porque já não estava mais aguentando a quantidade de cabelo que estava caindo e também porque já fazia quase 1 ano desde o último corte. óhhhhhh.
Alguém aí já teve esse problema de queda excessiva de cabelo? Eu aceito dicas, viu.

Agora falando do corte de cabelo: Antes e agora!

Eu estava assim:
Eu gosto de cabelo comprido, mas estava dando muito trabalho pra cuidar. Aí resolvi cortar e sair um pouco do básico corte reto.

E agora estou assim:
 
Gostei do resultado do corte de cabelo, mas achei que o rosto está parecendo mais gordinho. Nada que uns kilinhos a menos não resolva.
Este corte de cabelo ficou bem prático de arrumar, ficou bonito e bem leve. Só o probleminha com a queda de cabelos é que continua.
Sinto saudades do cabelão, por questão de alguns penteados e tranças,  ele mais curto fica mais fácil de arrumar e o consolo é que o cabelo cresce denovo.
E se eu pensar antes estava deixando a maior parte dos dias preso só tipo cóque ou rabo de cavalo e não estava ficando muito bonito. Acho que fico melhor de cabelo solto, mas não aguentava de calor... rsrsr
Assim com o cabelo mais curto não tem muito como ficar prendendo e ainda como ficou mais leve sinto menos calor. Acho que fiquei mais "interessante" assim.rsrsr.

O que vocês acharam?
Ahh não esqueçam as dicas anti-queda. 

Bjoos e ótima semana!!
Va.